quinta-feira, 16 de junho de 2011

     “Educar é Libertar”* 



  A Educação hoje vivencia um processo de avanço tecnológico que intrinscicamente ligado ao  processo de ensino aprendizagem. Embora alguns ainda não tenham acesso, estamos numa era de transformações, onde  tudo parece ter pressa de viver, ser e acontecer e há quem diga que o tempo está até passando mais rápido.Verdade ou mentira,em uma questão temos que concordar: a tecnologia está aí,posta na berlinda e a cada dia está mais difícil ficar alheio a ela. E nem podemos, pois, para quem sabe  utilizá-la, ela constitui-se numa importante ferramenta   que vem somar com nossa prática pedagógica .

  A cada dia, algo novo aparece e nós, como profissionais nessa constante  mediação  de conhecimento, devemos estar atualizados e buscarmos sempre o novo que a cada dia se transforma. A tecnologia e o conhecimento atualmente caminham juntas  e fazem parte de nossa vida diária , seja no lado profissional ou pessoal.

   Dessa maneira,mais do que necessário  essa atualização às novas tecnologias, tem se tornado  uma obrigação, para que possamos formar cidadãos preparados para vida e para o campo profissional.

   Se falando de tecnologia, o professor continua parte importante do processo de ensino, pois nem todo conhecimento deve ser absorvido e encarado como verdade absoluta,devendo passar pelo crivo do docente para que o mesmo diferencie o que pode ser um conhecimento que contribua para a formação do discente ou seja algo desnecessário para vida do mesmo.

  No mundo moderno, a escola tem que ser menos lecionadora e mais  organizadora dos  conhecimentos, sendo articuladora dos espaços. Afinal esta tem sido mais uma tarefa árdua para o ensino: preparar o cidadão de forma integral, inserido em seu meio.



*Título inspirado em frase de Paulo Freire.

Nenhum comentário:

Postar um comentário