quinta-feira, 19 de abril de 2012

Projeto Dia do Índio

Justificativa: Sendo comemorado no dia 19 de abril, o dia do Índio resolvemos desenvolver o projeto “O índio na formação de nossa cultura”, aproveitando este tema  trabalharemos o dia do índio, relatando a importância, a valorização da cultura e a preservação dos povos indígenas na turma do 2º Ano da EMEF Madre Trautillinde.

Objetivo geral:
Desenvolver e sensibilizar os alunos sobre a importância dos dos índios, seus usos, costumes e hábitos alimentares através da confecção de cartazes e um livrinho.

Objetivos específicos:

Conhecer e refletir sobre a história dos índios, usos e costumes;
 Promover e estimular a linguagem oral;
 Desenvolver atenção e coordenação motora fina e ampla;
Interpretar e relacionar figuras relacionadas ao índio;
Estimular a imaginação, a criatividade e a dramatização;
Desenvolver a leitura através da visualização de figuras.

Conteúdo:
Data comemorativa – dia do índio;
Motricidade fina e ampla;
Expressões gráficas: desenho, pintura, montagem;
 Expressão corporal;
 Noção de quantidade;
Seriação;
 Historinhas;
Criatividade, imaginação e dramatização.
Música e ritmo.


Metodologia:

Conversa informal sobre os índios, seus usos e costumes; Visualização de vídeo no DVD relacionadas a os índios;

Músicas: Indiozinhos

Historinha:  A lenda da mandioca;

Confecção do cartaz ilustrado da música “Os indiozinhos”;

Confecção de cocar e bracelete de macarrão,

Dramatização da música: os indiozinhos;

Pintura facial;

Grafismo, colagem e pintura.


Culminância:
Entrega dos livrinhos e acessórios dos índios confeccionados pelos alunos.

Avaliação:
Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.















ATIVIDADES

1)    CONVERSAR SOBRE A HISTÓRIA DOS ÍNDIOS, SEUS USOS E CONTUMES;

•    Medicina

Nas tribos indígenas, a medicina é geralmente assunto dos feiticeiros, ou pajés. Os índios acreditam que as doenças são causadas por feitiços ou por espíritos maus. Cada grupo tem sua própria medicina, onde plantas, sementes e flores são usadas no doente em meio a rituais místicos. Os xamãs, por exemplo, formam uma categoria especial de pajés que pode entrar em êxtase. Nesse estado, a alma se afastaria do corpo e percorreria lugares distantes. Os não-índios estão percebendo que muitas das plantas usadas pelos xamãs (um tipo especial de pajé que pode entrar em êxtase) são boas para curar certas doenças. Laboratórios nacionais e estrangeiros estão agora pesquisando e usando essas plantas para fazer remédios.

•    Instrumentos musicais


Os instrumentos musicais mais comuns são o chocalho (ou maracá), a flauta, o reco-reco (feito com casca de tartaruga), as trombetas de cuia e os bastões de ritmo.Vejam outros: Maracá - usado para acompanhar o canto. Para fazer o instrumento, os índios pegam uma cabaça e colocam dentro dela pequenas pedras e sementes. Depois, fecham o buraco, colocam no chocalho um cabo de madeira e o enfeitam com penas. Pau-de-chuva - instrumento de percussão, feito com um longo canudo de madeira onde se colocam várias sementes. Quando o índio mexe o instrumento, o canudo faz um som que é exatamente igual ao das chuvas das florestas da Amazônia - daí o nome "pau de chuva".



•    Cestaria

A cestaria é o conjunto de objetos feitos quando se trançam fibras vegetais. Com as fibras, os índios produzem cestos para transportar coisas e armazená-las, além de trançar pulseiras, cintos, colares, fazer armadilhas de pesca e muito mais.Cada povo indígena tem um tipo de cestaria; e cada cesto tem um formato diverso, de acordo com sua função. Por exemplo, os cestos para transportar cargas têm uma alça para pendurar na testa, base retangular e borda redonda. Algumas tribos acreditam que fazer cestos é tarefa dos homens  mas que são as mulheres que devem usá-los! Esse é o caso dos Wayana e Apalaí, que vivem no Pará. Em outras sociedades, homens e mulheres trabalham fazendo os cestos. É o caso dos Guarani, que vivem em Angra dos Reis, no estado do Rio de Janeiro.As fibras usadas na cestaria indígena também variam: usa-se a taquara, o arbusto "arumã" e a folha de palmeira, entre outros.

•    Armas

O arco e flecha é usado para a caça, para a pesca e para a guerra, mas há outras armas, como o tacape, a borduna (tipo de cacete) e o chuço, que é uma haste de madeira longa com uma agulha de osso na ponta. Algumas tribos também usam a zarabatana, uma arma perigosa, para caçar. É feita com um longo canudo oco de madeira, pelo qual são lançadas, com um forte sopro, pequenas setas envenenadas!

•    Cêramica

Os índios brasileiros fazem peças de cerâmica para usar como enfeites, panelas, vasos para pegar água, cachimbos etc.. Para fazer as peças, a mulher índia usa a argila e um "tempero" (areia, conchas ou cascas de árvore trituradas), para tornar a argila melhor de ser trabalhada. Depois, a índia faz com a massa vários rolinhos, espécies de minhocas compridas, que ela coloca uns em cima dos outros, em círculo, formando o vaso. Com instrumentos variados, a índia alisa a superfície do vaso, unindo os rolinhos. Cada tribo tem uma maneira de dar acabamento às peças: umas as pintam, outras dão polimento - e assim por diante. O tratamento varia de acordo com a utilidade do objeto; e os desenhos que decoram as peças também variam de tribo para tribo. Depois de pronto, o vaso pode ser queimado ao ar livre (fica com uma cor alaranjada) ou em fornos de barro, fechados (nesse caso, a peça fica negra ou acinzentada). Quem faz os vasos são, em geral, as mulheres. Mas, ao contrário do que se pensa, nem todas as tribos indígenas produzem cerâmica. E outras, que normalmente, produziam objetos de argila, pararam de fazê-lo depois de ter contato com os não-índios.

Influências

O modo de viver dos índios influenciou muito os hábitos e o dia-a-dia de todos os brasileiros. Veja alguns exemplos: Descansar ou dormir em redes ou esteiras;Tomar banho todos os dias (esse era um hábito que os portugueses não tinham!);Comer farinha de mandioca, angu de farinha com pimenta, mingau de milho, batata doce, aipim, milho cozido e, ainda, a tapioca, um alimento comum em todo o Nordeste brasileiro; Usar chás feitos de plantas  especiais, colhidas no mato, para tratar doenças; Ficar de cócoras. Várias palavras que usamos normalmente vêm de línguas  indígenas, como jacaré, caju, mandioca, tatu e arapuca. Além disso, muitas lendas do folclore brasileiro vêm dos índios, como a do curupira, da caipora e do boto.
•    Brincadeira e crianças.
Através de brincadeiras, as crianças indígenas aprendem várias coisas: caçar, pescar, plantar, fazer panelas de barro, trançar cestos e outras coisas mais. As crianças sempre acompanham seus pais nessas tarefas. Nas aldeias, as crianças brincam com os seus animais de estimação: cachorro, arara, macaco, coati e papagaio. Muita farra nos banhos de rio e nas corridas pela mata. Aprendem muito com as histórias contadas pelos índios mais velhos sobre animais e plantas, origem do mundo, além da própria história do seu povo e de seus costumes.

•    MOSTRAR VÍDEOS RELACIONADO AO TEMA;

Mostrar o DVD da galinha pintadinha da música o indiozinho. Após a apresentação conta a história da música pede pra alguns dos alunos contarem a história na frente e em seguida toda a turma canta a música duas vezes.

•    MÚSICA:
Indiozinhos
1,2,3 indiozinhos
4,5,6 indiozinhos
7,8,9 indiozinhos
10 um pequeno bote

Iam navegando pelo rio abaixo
Quando o jacaré se aproximou
E o pequeno bote dos indiozinhos
Quase vazio virou.

Atividade 1
Construção de um cartaz grande ilustrando a música “os indiozinhos”.
Materiais: folhas com os desenhos dos 10 indiozinhos, um jacaré, e o barco fazer com folhas de revistas ou papelão. Fazer um desenho de um lago no cartaz e pedir aos alunos para colorir e após colar os indiozinhos no barco e o jacaré próximo a ele. Após fixar na porta da sala e após cantar a música OS INDIOZINHOS.

Atividade 2
 Construção de um cartaz individual para cada aluno começa com a distribuição aos alunos folhas com o desenho dos dez indiozinhos e o jacaré.
Pintar os dez indiozinhos;Colorir uma folha de oficio na cor azul representando um lago;Recortar em folha de revista o formato de um barco e colar na folha colorida em azul ;Colar os indiozinhos no barco e o jacaré perto dele;
Cantar a música “os indiozinhos”;

Atividade 3:
Confeccionar um mural para por os trabalhos dos alunos e expor na parede da escola.Mural feito com 2m de TNT azul colado na parede onde sob ele será afixado os cartazes das crianças.

Atividade 4

1.    Primeiro momento:

Dividir a turma em três grupos, o vermelho, verde, amarelo. Cada grupo receberá uma quantidade de macarrão e uma tonalidade de cor, onde eles terão que pintar os macarrões. Expor os macarrões ao sol para secá-los.

2.    Segundo momento:

Misturar todos os macarrões pintados. Sentados em círculo, cada aluno receberá um cordão e fará o seu colar usando os macarrões colorido.

Atividade 5
Hora do conto - contar a lenda da mandioca, mostrando as imagens, e questionando os alunos. Após pedir que os alunos contem a lenda e pintem a ilustração da lenda.

Atividade 6
Culminância do projeto: fazer a pintura facial nos alunos, de índio, e colocar os acessórios, cocar e colares.

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